ARTIGOS

Proteção contra descargas atmosféricas em tanques de combustíveis

Quando se trata de tanques de combustíveis, as descargas atmosféricas podem ser danosas, com o risco de afetar negativamente diferentes áreas e serviços essenciais. Entre eles, o fornecimento de energia, redes de informação, atividades industriais em geral, processos que envolvem petróleo e seus derivados.

Vale ressaltar que a descarga atmosférica direta em tanques pode causar incêndios e explosões, fazendo com que vidas e meio ambiente estejam em risco.

Para evitar tais emergências, você precisa conhecer as formas de proteção contra essas descargas em tanques de combustíveis.  O primeiro passo é acompanhar a leitura do artigo!

  • O que acontece quando descargas atmosféricas atingem diretamente tanques de combustíveis?
  • Tipos de proteção contra descargas atmosféricas

Descargas atmosféricas em tanques de combustíveis

As descargas atmosféricas podem atingir diretamente os tanques de combustíveis, atingir áreas próximas, tubulações, atingir sensores ou rede elétrica. Porém, as consequências de maior impacto são aquelas da ação direta.

Um dos problemas que ela pode desencadear é a condução da corrente da descarga por partes metálicas do tanque até a rede de aterramento, mas isso não causaria tanto prejuízo. O grande problema é que na descarga elétrica pode ocorrer perfurações e, consequentemente, incêndio ou explosão.

O sinistro também pode gerar pontos quentes sem perfuração na chapa de aço do tanque, que ainda assim resultariam em incêndio ou explosão. Adicionalmente, dependendo da intensidade da descarga, haverá descargas disruptivas em alguns pontos essenciais do tanque. Isso também gera incêndio ou explosão.

Por último, ao atingir diretamente o tanque, a descarga pode passar por zonas de vapor inflamável e causar incêndio ou explosão por conta do efeito corona ou da temperatura do canal de descarga elétrica até a malha de terra.

Como se proteger disso? É o que você confere no próximo tópico!

Tipos de proteção

É possível evitar os problemas descritos anteriormente por proteções como:

  • Tanques autoprotegidos: Possuem chapas metálicas que revestem toda a extensão, bem como a cobertura dos tanques, de forma a impedir perfuração das chapas de aço por descarga atmosférica direta;
  • Proteção externa não isolada: Proteção caracterizada pela instalação de sistema de sensores conectados ao tanque para impedir o golpe da descarga;
  • Proteção externa isolada: Proteção indicada para quando as chapas do tanque não são suficientes para evitar a perfuração ou a geração de pontos quentes perigosos causados pela ação das descargas atmosféricas.

Curtiu o conteúdo? Entre em contato e nos deixe saber o que você acha!

descargas atmosféricas