ARTIGOS

Elevadores de canecas, silos e moinhos: como proteger estes importantes equipamentos contra explosão e incêndio?

Locais de armazenagem e beneficiamento de grãos, em geral, possuem silos, moinhos e elevadores de canecas. A integração entre esses equipamentos é de grande importância na estrutura de armazenagem agrícola, por isso, zelar pela integração e segurança dos mesmos é imprescindível. Seguindo esta concepção, deve-se levar em consideração os riscos de explosão e incêndios existentes no processo. Mediante a existência de tais riscos, você sabe como proteger seus equipamentos contra explosões ou incêndios? Você sabe que existem tecnologias que podem mitigar ou até mesmo eliminar esses riscos?

Bem, nesse artigo o debate é justamente sobre as técnicas de proteção de elevadores de canecas, silos e moinhos contra acidentes envolvendo explosões e incêndios.

Portanto, se você possui esses equipamentos em sua empresa e se importa com a integridade dos mesmos, não deixe de conferir esse texto e se precaver!

Boa leitura!

Como proteger seus equipamentos contra explosão e incêndio: Elevadores de canecas, silos e moinhos

Quem é leigo no assunto pode se assustar ao descobrir que uma determinada concentração de pó em suspensão presentes no interior desses equipamentos, acometida por uma fonte de ignição, pode causar grandes explosões. Então como fazer para garantir a segurança deles?

Existem diversas normas técnicas brasileiras que auxiliam no gerenciamento de riscos para locais de transporte, beneficiamento e armazenagem de grãos.

Muitas delas informam sobre cuidados atrelados ao ambiente, aos materiais e aos equipamentos de proteção, assim como para a capacitação das equipes de trabalho quanto às medidas de segurança que devem ser aplicadas para se evitar os acidentes.

Por isso, é possível dividir a proteção em 3 partes:

  1. Treinamento: capacitação das equipes de trabalho, divulgação do tema e simulações regulares são ações importantes para levar às pessoas o conhecimento necessário envolvendo os riscos de acidentes com explosões e incêndios em processos industriais, garantindo assim que as medidas de proteção adotadas sejam eficientes dentro da organização.
  2. Manutenção: manter os equipamentos, dispositivos e sistemas de segurança em perfeitas condições de utilização são primordiais para garantir a segurança de seu processo e a continuidade de seus negócios.
  3. Explosão e incêndio: a norma do Corpo de Bombeiros exige a instalação de dispositivos de alívio de pressão ou supressão em caso de explosão e nisso a Digisensor pode te ajudar!

Para cuidar da integridade desses equipamentos, é necessário ter um plano de segurança feito por especialistas de forma que sejam analisados os melhores métodos de proteção e/ou prevenção ao risco. Como resultado de um trabalho minucioso com o objetivo de proteger seu patrimônio e as pessoas envolvidas em seu processo, você pode utilizar as seguintes técnicas de proteção:

Painéis de Explosão

Esses dispositivos de proteção contra explosão possibilitam aliviar a pressão gerada pela deflagração dentro de um equipamento, mantendo a integridade física do mesmo mediante tal ocorrência.

Existem diferentes tipos e tamanhos de painéis de explosão, compreendendo os formatos retangulares ou circulares e podendo ser fabricados em uma única chapa metálica ou em composição com outros elementos. Isso permite que sejam utilizados em uma vasta gama de aplicações.

Os painéis de explosão são aplicados com base na determinação da área de alívio necessária para garantir a integridade do equipamento, sendo que seu dimensionamento leva em consideração as variáveis de processo, as características do material combustível, o volume do invólucro, entre outros.

A aplicação desses dispositivos de proteção contra explosão leva em consideração o local em que o equipamento está posicionado. Não há restrições para sua aplicação em equipamentos posicionados em locais externos desde que a área próxima esteja livre de interferências e não haja circulação de pessoas na direção dos dispositivos, porém, também é possível instalar painéis de explosão em equipamentos que ficam posicionados dentro das edificações. Para isso, deve ser prevista a utilização de dutos de alívio de explosão para direcionar as chamas e os gases da combustão para fora da edificação ou a utilização de abafadores de chamas, os quais permitirão uma maior mobilidade para ambientes internos caso não haja outras alternativas.

E é justamente sobre esses abafadores de chamas que falaremos no próximo tópico.

Abafadores ELEQUENCH™ ou FLAMQUENCH II

Esses dispositivos de proteção contra explosão, também conhecidos como Abafadores de Chamas, possibilitam a utilização de sistemas de alívio de explosão (através da aplicação de painéis de explosão) em equipamentos posicionados no interior da edificação, pois evitam que as chamas originadas em um evento de explosão sejam expelidas para o ambiente externo, o que causaria novos acidentes e sérios danos no local. Esse tipo de dispositivo de proteção amplia consideravelmente as alternativas para aplicação de sistemas de alívio de explosão em equipamentos posicionados dentro das edificações.  

Os Abafadores de Chamas são desenvolvidos para atuar em conjunto com determinados modelos e tamanhos de Painéis de Explosão, sendo que modelos circulares são chamados de FlamQuench II e os modelos retangulares são conhecidos como FlamQuench II SQ, ambos podendo ser aplicados para riscos de explosão ST1 e ST2.

Para os elevadores de canecas, cujo painel de explosão desenvolvido exclusivamente para esta aplicação é o modelo EleGuard (modelo específico para ser instalado nas pernas dos elevadores), deve ser aplicado o Abafador de Chama denominado EleQuench, o qual pode se aplicado para materiais com índice de explosividade (Kst) igual ou menor a 150 bar.m/s, além de ser extremamente fácil de manusear e instalar.

Enquanto o segundo é feito para utilizar com painéis de alívio de explosão de formato redondo, o primeiro é para usar em conjunto com painéis contra explosão EleGuard em elevadores de caneca em materiais com Kst menor 150.

Consulte os especialistas da Digisensor para encontrar a melhor solução de proteção para seu negócio.

Supressão de Explosão

Sistemas de Supressão de Explosão são excelentes alternativas para equipamentos instalados dentro das edificações ou cujo produto não possa ter contato com o meio externo. Esta solução de alta tecnologia é perfeitamente indicada para a proteção de Elevadores de Canecas, Silos, Moinhos, Coletores de Pó e muitos outros equipamentos que apresentam uma atmosfera potencialmente perigosa em seu interior devido a presença de poeiras combustíveis em suspensão.

Mas como funcionam os Sistemas de Supressão de Explosão?

Mediante um evento de deflagração, ondas de choque que se potencializam no início da reação em cadeia são captadas por detectores de pressão, assim como possíveis fontes de luminosidade originadas pela irradiação das chamas, as quais são captadas por detectores ópticos infravermelhos, caracterizando a detecção da explosão em seus momentos incipientes. Após o painel de comando do sistema reconhecer o evento, um sinal é transmitido para que os contêineres de supressão (posicionados no corpo do equipamento), contêineres de isolamento químico ou válvulas de isolamento mecânico (posicionados nas tubulações adjuntas com o intuito de evitar a propagação das chamas), sejam imediatamente acionados. O pó supressante existente nos contêineres de supressão/isolamento é dispersado no interior do equipamento, suprimindo instantaneamente a explosão. Todo esse processo acontece de forma muito rápida, visto que a explosão deve ser suprimida em até 60 milisegundos.

O uso desta tecnologia de ponta como alternativa de proteção contra explosão é uma forma rápida e confiável de garantir a integridade física das pessoas e a continuidade dos negócios através da preservação do patrimônio e do meio ambiente.

Se você possui equipamentos que possuem riscos de explosões e necessitam de uma proteção adequada, entre em contato imediatamente com a Digisensor e conheça as melhores soluções aplicada a nível global.    

contra explosão e incêndio