ARTIGOS

Discos de Ruptura

Os discos de ruptura são dispositivos de proteção mais utilizados em diversos segmentos industriais. Sua principal função é proteger tanques, vasos de pressão, tubulações contra explosões/implosões além de outros danos que possam ser causados ao processo.

Os discos de ruptura são dispositivos de segurança geralmente metálicos possuindo um set de ruptura definido e calculado de acordo com cada processo.

Os discos de ruptura protegem os equipamentos contra sobre pressão interna e também contra excessivos níveis de vácuo, fornecendo uma resposta rápida e eficaz (em questão de milissegundos) a um aumento ou diminuição na pressão do sistema. Quando é acionado havendo seu rompimento o mesmo não pode ser reutilizável, sendo necessário sua substituição por um novo disco. A proteção do processo com discos de ruptura se estende também a pessoas e ao meio ambiente, pois é uma solução simples que sempre está em evolução ao atendimento das exigências da indústria.

Sua maior vantagem é o desempenho à prova de falha tornando este dispositivo de segurança o mais econômico e importante nas empresas, tendo uma confiabilidade de aplicação que minimiza o tempo de paradas desnecessárias no processo.

A aplicação de discos de ruptura atende as empresas dos segmentos, químicos, alimentícios, bebidas, saúde animal, farmacêutico, cosméticos, petroquímicos, celulose, resinas, mineração, siderurgias, gases entre outros.

Os discos podem ser fabricados em diversos dimensionais e matérias desde os mais comuns até os mais nobres para atender a compatibilidade química com os produtos em que estarão em contato.

Em todo mundo os discos de ruptura seguem o Código ASME Seção VIII Div 1, sendo fornecidos com certificados que comprovam sua eficácia e confiabilidade da aplicação, apresentando os resultados dos testes realizados na fabricação.

Sua configuração pode ser do tipo plano ou abaulada que é definida após identificação das necessidades de cada processo a ser protegido.

Dentre suas características principais estão a estanqueidade não havendo nenhum tipo de vazamento além de não possuir nenhuma condição de validade.

discos de ruptura