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Diálogo Diário de Segurança: dicas para realizá-lo com sucesso

Existem muitos fatores que auxiliam na prevenção de acidentes e doenças no trabalho. Além deles, também há diversas medidas atreladas à segurança do trabalho como um todo. Como exemplo disso, é possível citar o Diálogo Diário de Segurança, também conhecido como DDS.

Esta ferramenta simples e prática, inserida na rotina de algumas empresas e seus funcionários, pode trazer muitos benefícios e evitar acidentes.

Deseja saber mais sobre isso? Então confira agora esse artigo com dicas em torno de um DDS para a sua empresa! O artigo é distribuído nos seguintes tópicos:

  • O que é o Diálogo Diário de Segurança?
  • Dicas para realizar um DDS com sucesso

O que é o Diálogo Diário de Segurança?

Não há muito mistério em torno do Diálogo Diário de Segurança. Afinal, como o próprio nome diz, o DDS é uma maneira de comunicação dos saberes relacionados à segurança do trabalho. Ou seja, o Diálogo Diário de Segurança nada mais é do que uma breve conversa todos os dias com os funcionários.

Os temas desta conversa podem ser diversos. Entretanto, todas as pautas do diálogo têm o objetivo de fomentar a segurança no trabalho. Isto é, em geral, as conversas giram em torno da prevenção de lesões, acidentes e doenças. Além disso, o DDS também envolve questões de cunho ambiental, saúde física e saúde mental.

Portanto, é possível inferir que o principal objetivo deste diálogo é conscientizar os trabalhadores a respeito dos riscos no trabalho. E, por meio dessa percepção, indicar as melhores práticas de prevenção de acidentes e doenças.

O responsável pelo diálogo pode ser um líder de equipe ou um técnico de segurança do trabalho.

Dicas para realizar um Diálogo Diário de Segurança com sucesso

Tente naturalizar o processo

Se o DDS tem tanta importância e deve ser feito diariamente é importante neutralizá-lo. Para isso, basta afastar a ideia de obrigação do DDS antes do trabalho. E, em vez disso,  colocá-lo como uma etapa do serviço, o pontapé inicial.

Seja direto e envolva os funcionários

O DDS não deve levar mais do que 10 minutos. Entretanto, é importante fazer com que a conversa seja efetiva. Por isso é importante ser direto para prender a atenção e passar as informações necessárias. Além disso, é importante facilitar a comunicação com falas curtas e simples.

Discuta sobre temas atuais

Essa dica é fundamental tanto para naturalizar o processo quanto para envolver os funcionários. Afinal, se o tema do DDS for atual, mais pessoas podem se engajar a dialogar. Além disso, o diálogo fluirá mais livremente.

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