ARTIGOS

Incêndio florestal no Chile pode afetar preço da celulose; investidores estão acompanhando a situação

As mudanças climáticas vêm afetando nossa vida de diferentes maneiras nos últimos anos. Uma delas é através de incêndios florestais. Nesse sentido, recentemente houve um incêndio desse tipo no Chile e está influenciando o preço da celulose. Os investidores estão acompanhando a situação atentamente. 

Incêndio florestal faz a empresa Arauco evacuar trabalhadores no Chile

A Arauco é uma empresa chilena especializada na fabricação de celulose e painéis de madeira que precisou declarar o chamado “Alerta Negro” no início desse mês de fevereiro.

O alerta foi necessário devido a um incêndio florestal de grandes proporções nas proximidades da Fábrica de Celulose Nueva Aldea, situada na região de Ñuble. Esse nível de alerta se refere a uma medida interna da empresa e se refere a uma evacuação preventiva dos trabalhadores. 

No momento em que o alerta foi emitido o incêndio estava a 7 km do complexo, por isso, toda atenção é necessária a fim de evitar possíveis acidentes. A postura da empresa foi correta, visando a segurança de seus funcionários. 

A empresa também colocou informou que seus equipamentos estão à disposição das autoridades chilenas para auxiliar no combate ao fogo e informou nas redes sociais que está trabalhando em conjunto com empresas florestais, equipes de emergências e outras instituições.

Além disso, o Governo decretou Estado de Catástrofe em Ñuble. A situação dos incêndios florestais no Chile é preocupante, haja vista que atualmente existem 177 deles espalhados pelo país e 37 são mantidos em combate pelas equipes de emergência. Consequentemente, o valor da celulose vem sendo afetado. 

Cabe destacar que a celulose é importantíssima na produção de papel, tecidos, biocombustíveis, materiais de construção, entre outros itens. Os investidores estão acompanhando a situação e as possíveis flutuações de preços. 

Caso um incêndio como esse venha a atingir uma empresa do ramo de celulose, como a Arauco, o estrago pode ser devastador, uma vez que esse tipo de material favorece a rápida propagação das chamas. Num primeiro momento isso pode causar vítimas e, também, influenciar ainda mais o preço dessa matéria-prima.

Se você trabalha em uma indústria, seja ela de celulose ou de outro ramo, saiba que o monitoramento desse tipo de situação é importantíssimo para evitar possíveis prejuízos, não apenas financeiros, mas em relação à vida das pessoas que trabalham no local também. 
Pensando nisso, saiba que existem recursos tecnológicos para auxiliar nesse monitoramento e são um investimento. Nós da Digisensor temos soluções contra incêndios e explosões e podemos te ajudar a garantir a segurança do seu negócio. Confira agora mesmo nossos serviços!

Incêndios florestais