ARTIGOS

Incêndios na Globo: conheça os principais e o que causou cada um deles

A Rede Globo de televisão foi fundada em 1965 e atualmente é assistida por mais de 200 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Porém, na trajetória da emissora houve alguns incêndios que causaram muitos prejuízos. Nesse sentido, confira agora quais foram os principais incêndios na Globo e o que causou cada um deles.

Principais incêndios na TV Globo ao longo dos 57 anos da emissora

Embora a TV Globo tenha uma história inegável de sucesso, em alguns momentos a emissora passou por problemas devido a acidentes que quase destruíram completamente os estúdios e o UOL relembrou alguns deles.

Entre os incêndios na Globo, o primeiro ocorreu em 1969; na época a novela Pai Tomás estava sendo produzida e as chamas atingiram parte da emissora em São Paulo. Como consequência, os primeiros 20 capítulos da trama foram destruídos. 

Em 1971, um incêndio acabou com um estúdio e o depósito de fotografia da Globo no local onde estava sendo transmitido o Moacyr Franco Especial para mais de 300 pessoas. 

Mais tarde, em 1976, um curto-circuito no sistema de ar condicionado deu origem a um incêndio de quatro horas que destruiu boa parte das instalações da emissora no Rio de Janeiro. 

Anos depois, em 2001, Xuxa Meneghel quase morreu em um incêndio nos estúdios Globo durante a gravação de seu programa, também devido a um curto-circuito. Na ocasião, 26 pessoas ficaram feridas.

Em 2018 também houve um incêndio em um galpão pertencente ao local de gravação da novela Deus Salve o Rei e recentemente, no último dia 18 de novembro, houve um incêndio em um dos cenários da novela Todas as Flores. Felizmente, dessa vez não houve feridos e as causas estão sendo apuradas. 

O que chama atenção nesses acidentes?

Acidentes em emissoras de televisão podem ocorrer, uma vez que são locais em que estruturas são montadas e desmontadas constantemente. Porém, o que chama atenção nesses casos é a questão da rede elétrica. 

É importante sempre lembrar da manutenção preventiva tanto da rede de energia quanto dos equipamentos utilizados. Além disso, hoje em dia, graças ao desenvolvimento tecnológico, existem alternativas para evitar que incêndios e explosões aconteçam, bem como materiais para evitar sua propagação. 

A própria rede Globo aprendeu com os prejuízos que teve e, para construir seus cenários, hoje utiliza materiais que evitam a propagação das chamas em casos de incêndios, que são os polímeros ignifugantes. 

Nós da Digisensor trabalhamos com soluções contra incêndios e explosões; são recursos altamente tecnológicos justamente para prevenir tragédias como as que acabamos de listar. Por isso, confira nossos produtos e não espere um acidente acontecer na sua empresa para só depois cuidar das instalações. 

Incêndios na Globo