ARTIGOS

O que são áreas classificadas? Quais são os principais tipos?

Existem diversos termos, normas e instruções que se referem ao risco de explosão. Nesse artigo, o debate gira em torno de áreas classificadas, que você vai descobrir que são definições e categorias divididas em zonas.

O entendimento de áreas classificadas é imprescindível principalmente para empresas que processam, transportam, manuseiam, beneficiam e armazenam produtos potencialmente perigosos, sejam líquidos inflamáveis ou sólidos na forma de poeira combustível.

Leia esse artigo na íntegra e entenda o porquê.

Áreas classificadas: o que são?

A classificação de área é uma das ações mais importantes para se evitar acidentes em locais que possuem materiais inflamáveis e combustíveis. Por essa razão, esse tema também é citado na Norma Regulamentadora No. 20 que dispõe dessas áreas como sendo espaços ou locais em que existem determinado índice de risco de explosão.

A depender do índice, essas áreas podem ser propícias a criar atmosferas explosivas, um conceito importante a ser levado em consideração ao debater as áreas classificadas.

Entenda o conceito de atmosfera explosiva

Muitas pessoas chegam a confundir os termos, mas isso ocorre pois de fato há bastante relação entre o conceito de atmosfera explosiva e as áreas classificadas.

Bem, é possível entender atmosferas explosivas como locais que proporcionam as condições para que uma explosão possa ocorrer.

Para haver a explosão é necessário ter um combustível (material na forma de pó ou gás) misturado a um comburente (que pode ser o oxigênio presente no ar, por exemplo) em condições mínimas de equilíbrio, sendo acometidos por uma fonte de ignição com energia suficiente para dar início à combustão. Porém, além desses três fatores, para caracterizar uma explosão, a mistura deve estar em suspensão dentro de um ambiente confinado.

Em ambientes industriais, como em locais de armazenagem de grãos ou de combustíveis inflamáveis por exemplo, as chances de haver atmosferas explosivas são grandes.

Os níveis de atmosfera explosiva variam de acordo com a atividade durante um determinado tempo, configurando assim as áreas classificadas de acordo com o grau de perigo.

Tipos de áreas classificadas

É possível dividir as áreas classificadas em sub-classes chamadas de zonas. Essas zonas vão de 0 a 2 no caso de gases e de 20 a 22 no caso de poeiras combustíveis e, além disso, definem o nível de perigo de criação de uma atmosfera explosiva. A análise dessas áreas e sua consequente classificação é imprescindível para agir com cautela e proteção, definindo assim as ações mais adequadas para evitar explosões.

Veja abaixo a divisão de zonas:

  • Zona 0 ou 20: local onde a formação de uma atmosfera explosiva ocorre de forma contínua ou permanece por longos períodos;
  • Zona 1 ou 21: local onde a formação de uma atmosfera explosiva é provável de acontecer em condições normais de operação;
  • Zona 2 ou 22: local onde as condições de atmosfera explosiva são pouco prováveis de acontecer ou, caso ocorra, permanece por curtos períodos.

De acordo com essa divisão, é necessário tomar diferentes precauções para evitar riscos de explosão. Fale com a Digisensor, uma empresa especializada em sistemas de proteção contra incêndios e explosões, e entenda mais!

contra explosão e incêndio