ARTIGOS

Sistemas Ativos de Proteção Contra Explosão

Conceito

Sistemas ativos de proteção contra explosão são soluções capazes de mitigar os efeitos de uma deflagração em seus mínimos níveis de risco, garantindo que o equipamento não sofra nenhum dano e que não haja exposição de fogo no ambiente externo, bem como, evitando que as chamas se propaguem pelas interconexões, juntamente com as fortes ondas de choque desenvolvidas durante o fenômeno. Em resumo, sistemas ativos possuem três funções principais:

1. Suprimir (extinguir) a deflagração (explosão primária);

2. Isolar a explosão evitando que a chama se propague para outras áreas ou equipamentos;

3. Sinalizar a ocorrência de um evento de explosão.

Dispositivos do Sistema

Um sistema ativo de proteção contra explosão pode consistir em:

  1. Detecção da Explosão e Controle:
  2. Painel de Controle do Sistema de Proteção Contra Explosão
  3. Detectores de Explosão (transdutores de pressão ou detectores ópticos de luminosidade)
  • Supressão da Explosão:
  • Contêineres de Supressão de Explosão, modelo HRD (High Rate Discharge)
  • Isolamento da Explosão:
  • Contêineres de Isolamento de Explosão, modelo SRD (Standard Rate Discharge)
  • Válvulas mecânicas de isolamento de explosão (modelos guilhotina ou mangas flexíveis)

Da Detecção até a Atuação

Segue abaixo uma breve descrição do funcionamento do sistema ativo de proteção contra explosão desenvolvido pela Fike, também identificado como Sistema EPACO de Proteção Contra Explosão:

  1. Os detectores de pressão e/ou luminosidade (detectores de chama) instalados no equipamento protegido são monitorados continuamente pelo painel de controle do sistema.
  2. Quando uma mudança repentina de pressão ou nível de luz infravermelha for detectada, o controlador do sistema iniciará a ativação dos dispositivos de proteção aplicados, cuja ação ocorre em poucos milissegundos. Esses dispositivos podem ser compostos por contêineres de supressão modelo HRD, contêineres de isolamento químico modelo SRD e válvulas de acionamento rápido, como os modelos de guilhotina (EIV) e mangas flexíveis (PinchValve).
  3. O módulo de controle do sistema de proteção contra explosão sinalizará ao sistema de controle de processo da planta industrial a necessidade de desligar todos os equipamentos envolvidos no processo, evitando que danos maiores ocorram e que os riscos de novos acidentes se multipliquem.
  4. Após a reforma e reinicialização do sistema, o processo pode ser retomado.
Sistemas Ativos de Proteção Contra Explosão